A operação PIPA em nosso povoado

         A operação PIPA é um projeto criado pelo Governo Federal e que tem como nome oficial Programa Emergencial de Distribuição de Água. Seu objetivo principal é levar água para consumo humano nas áreas atingidas pela seca na região Nordeste, norte de Minas Gerais e Norte do Espírito Santo.
        A operação envolve diversos órgãos, sendo eles municipais, estaduais e federais também. Ao nível do Governo Federal estão envolvidos o Ministério da Integração Nacional e o Ministério da Defesa, representando nesse caso pelo Exército Brasileiro. O Exército Brasileiro é responsável pela fiscalização e coordenação da distribuição da água nas áreas atingidas pela seca que atende 612 município nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais,Paraíba,Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte,Sergipe e Tocantins.Para que um município possa receber a operação PIPA é necessário que ele tenha decretado estado de calamidade pública ou estado de emergência. Após isso e quando o estado de emergência ou calamidade pública for reconhecido por seu Governo Estadual e pelo Ministério da Integração Nacional, deverá ser criada uma comissão que será responsável por indicar as prioridades de atendimento dentro do município, assim como fiscalizar a execução da ação em parceria com o Exército Brasileiro. Essa comissão deverá ser constituída de um representante da prefeitura, um vereador da oposição, um vereador da situação,um membro da Igreja Católica, um representante da Igreja Evangélica,presidentes dos sindicatos e líderes comunitários.
      Para a população varzinhense e circunvizinhas o Programa tem sido fundamental, pois com os longos períodos de seca que sempre assola a nossa região e sem um reservatórios de água suficiente seria impossível a sobrevivência. O que a população ainda reclama é da má distribuição da água, pois muitas das vezes abastece algumas ruas deixando outras a mercê. Como somos nordestinos, sertanejos  somos habituados em viver e superar as grandes dificuldades que nos é comum.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A pombinha branca da meninada

Ex-jogador Mário Souza fala sobre sua carreira

Os perigos do potó