Os perigos do potó

       
     
        Quem de nós já não deparou com uma bolha em parte do nosso corpo?

       Um inseto conhecido por nós como vaquinha ou potó é a designação comum a diversas espécies de besouros do gênero Epicauta e da família dos melonídeos. Possuem corpo afilado,  bem distribuídos no Brasil em plantações de batata, tomateiro e outras. Estes insetos costumam aparecer nos finais dos tempos chuvosos num clima quente. Expelem um líquido amarelo que causa bolhas ao contato com a pele. A forma adulta é destruidora de folhagem, enquanto as larvas se alimentam de ovos de outros insetos.
Os potós soltam uma secreção tóxica que provoca as bolhas quando se choca com a pele. A toxina que eles liberam é uma forma de defesa já que eles acreditam que serão atacados.
        O potó gosta de calor e que ele escolhe locais mais quentes do corpo humano para pousar. É comum vermos as pessoas atingidas no pescoço, dobra do cotovelo e atrás dos joelhos. O potó também é atraído pela luz branca, pois é neste ambiente que ocorre a reprodução, por isso que costuma aparecer nas residências devido a claridade das lâmpadas.

        Então, cuidado com as vaquinhas eles estão a solta e você pode ser a próxima vítima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A pombinha branca da meninada

Ex-jogador Mário Souza fala sobre sua carreira