Crônica: O lado B da globalização

     O mundo contemporâneo sofreu vem sofrendo mudanças drásticas nos últimos anos em todos os aspectos em todas as áreas. Tais mudanças não aconteceu ou acontece tão somente fisicamente com grandes inovações na comunicação e informática, construções arquitetônicas monumentais entre outras inúmeras e incontáveis realizações humanas. Estas mudanças ocorre, sobretudo, infelizmente, no âmbito comportamental dos indivíduos. Valores antes cultivados: Respeito, humildade, solidariedade, gratidão, amor ao próximo viraram para muitos e em muitos "artigos de luxo".
     Deparamo-nos em nosso dia-a-dia com ações humanas que nos faz por um instante refletir sobre se podemos verdadeiramente termos a alcunha de "animais racionais". Racionais? Que tem razão, que pensa. Será? Estamos inseridos num mundo estritamente individualista no qual o "EU" tem supremacia sobre o "NÓS". Toda esta metamorfose comportamental crescente de forma abrupta no ser humano pode ser encarada como "efeito colateral" de uma avalanche de inovações em doses avassaladoras que não estávamos preparados para digeri-las.
     O almoço em família, a bênção aos pais, um luau com os amigos, um cafezinho com rapadura feito no fogão a lenha, a prosa de um fim de tarde, a leitura de um bom livro, um brinquedo de sucata improvisado, o abraço, o afago, o cafuné, o pai-nosso. Tudo obsoleto, entrando em extinção, engolidos por tantos "monstros devastadores disfarçados" que denominamos com orgulho no peito de GLOBALIZAÇÃO.

Autor: Udirlei Correia

Comentários

Anônimo disse…
Verdade, tudo isso está levando os povos ao fim.

Postagens mais visitadas deste blog

A pombinha branca da meninada

Ex-jogador Mário Souza fala sobre sua carreira

Os perigos do potó