Varzinha: Cachorros são mortos envenenados

Imagem ilustrativa
                      
   Segundo alguns moradores da localidade de Olho d’água no povoado de Varzinha cachorros estão sendo mortos por envenenamento ou até mesmo por tiros de espingarda. De acordo com um morador local, nos últimos dias vários cachorros desapareceram de forma misteriosa: “Aqui nesta região a gente via muitos cachorros andando por aí. De uns dias para cá sumiram muitos_ afirmou um morador local.” Minha cachorrinha mesmo apareceu morta em frente a minha casa_ confirmou um dos donos de uma das vítimas.
   Acredita-se que alguém esteja colocando alimentos como isca para os animais com chumbinho_ é um produto clandestino, irregularmente utilizado como raticida, tem este nome porque o produto não diluído tem a aparência de pequenas esferas de chumbo_ alguns chamam tal artimanha de “bola”.
                                                      
                                               
                                            Envenenar animais é crime


      Envenenar animais é um crime previsto na Lei de Crimes Ambientais. Nesta Lei consta que, quem praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos é penalizado com detenção de 3 meses a um ano e multa. Mas se o acusado praticou um crime de menor gravidade (como é considerado o envenenamento de animais) e não cometeu delito nos últimos 5 anos, a Lei permite ao Juíz substituir a pena de detenção por multa revertida em bens como cestas básicas e cobertores ou prestação de serviços à comunidade.Para castigar ou, ao menos, incomodar o envenenador, deve-se evidenciar a autoria dele e sua intenção em cometer o crime. Ao encontrar um animal morto com suspeita de envenenamento, tire várias fotos em vários ângulos, para mostrar onde foram encontrados o animal e os restos do alimento suspeito de conter veneno. Leve tudo (o animal e o alimento) para um veterinário pois ele poderá encaminhá-lo a um órgão competente para fazer a necrópsia e emissão de um laudo oficial da causa da morte. Consiga testemunhas ou outros fatos relacionados ao envenenamento. Já de posse do laudo e com as fotos, vá a delegacia com as testemunhas munidas de RG e faça um BO (Boletim de Ocorrência).
     Se além de matar o animal, o veneno venha a afetar alguma pessoa, o crime torna-se mais grave, podendo ser qualificado como tentativa de homicídio.

Comentários

Anônimo disse…
Que absurdo! Tem que descobrir e punir esse criminosos.
Anônimo disse…
bando de gente que nao tem nada o que fazer, ai inventa de matar cachorros indefesos

Postagens mais visitadas deste blog

Ex-jogador Mário Souza fala sobre sua carreira

Mitos e lendas da Quaresma

A pombinha branca da meninada