Caos no cartório de Rio do Pires

Imagem ilustrativa
   

 Cartório é um nome genérico que designa uma repartição pública ou privada que tem a custódia de documentos (cartas) e que lhes dá fé pública.
   A palavra cartório foi cunhada em Portugal para designar o local de trabalho do notário ou tabelião. No Brasil, a palavra passou a designar uma gama maior de competências, incluindo o registro civil de pessoas físicas e jurídicas, o registro de imóveis, o registro de títulos e documentos, o tabelionato de notas, os ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza. Quando se deseja a utilização de tal repartição para quaisquer dos fins acima citado. Um fato me deixou um tanto que revoltado. Ouvia relatos de pessoas comentando sobre a dificuldade de utilização dos serviços do cartório em Rio do Pires. Devido os funcionários terem que se deslocarem de Paramirim até Rio do Pires e tais serviços eram feitos apenas duas vezes por semana.Como dizem por aí: "Pimenta dos olhos dos outros é refresco" ouvia tais relatos, mas não dava muito importância, pois utilizava raramente os serviços de um cartório.
  Hoje senti na pele tudo o que ouvia e pude comprovar que nada que relataram-me era exagero ou calúnia, pude notar pessoas dormindo em frente a repartição desde às 1h da madrugada para ser atendido (ou não) às 10 ou 11 da manhã. Filas enormes de pessoas que se deslocaram das mais diversas localidades e que por vezes são maltratados não pelos funcionários que ali trabalham , pois notei muita paciência e bom trato para com a multidão que ali ansiava por um serviço qualquer. Um grande descaso com a população sofrida que muitas vezes se cala se sujeita a tudo isto. Pergunto-me de quem é a culpa? O que poderia ser feito para sanar tamanho problema? Não encontro soluções para tais indagações, mas devemos aproveitar o momento do Brasil de revolta e procurar por nossos direitos de cidadão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A pombinha branca da meninada

Os perigos do potó

Ex-jogador Mário Souza fala sobre sua carreira