Aproxima-se a romaria a Bom Jesus da Lapa

   Falta pouco mais de uma semana para o início da tradicional Romaria de Bom Jesus da Lapa, considerada a terceira maior concentração religiosa do país. Este ano a expectativa é que o evento reúna mais de 300 mil pessoas nos 10 dias de festa em louvor ao Bom Jesus. O evento em honra ao padroeiro começa no dia 28 de julho, com a novena. A reflexão segue até o dia 6, ponto alto da festa, onde acontece a missa solene, pela manhã, e à tarde os fies acompanham a procissão ao Senhor Bom Jesus da Lapa, que circula pelas principais ruas da cidade. Uma grande romaria parte aqui de Varzinha todos os anos no início do mês de agosto. De ônibus, caminhão ou carro pequeno não importa, pois o importa é chegar até lá e presenciar tamanha devoção e fé com o Bom Jesus da Lapa.
Bastante conhecida como “capital baiana da fé”, Bom Jesus da Lapa fica localizada às margens do Rio São Francisco; a cidade mantém a tradição religiosa desde o século XVII, logo após a chegada do português Francisco Mendonça Mar ao local, no ano de 1681. Conta a história que após ele ter percorrido uma região árida da Bahia, carregando uma imagem do Cristo Crucificado, Francisco instalou-se em uma das grutas da região e passou a prestar assistência aos doentes e necessitados. 

 O espetáculo de devoção e amor conta com a presença de um público fiel habitual eufórico, com pessoas vindas de todos os cantos do Brasil, os quais mantêm por longos anos de incansáveis testemunho de fé e conhecimento dos conteúdos da doutrina católica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A pombinha branca da meninada

Os perigos do potó

Ex-jogador Mário Souza fala sobre sua carreira