Postagens

Mostrando postagens de junho, 2013

Falso médico é preso em Rio do Pires

Imagem
      O carioca Luiz Carlos da Silva Milho, 36, foi preso neste sábado (29), pela Polícia Civil, em Rio do Pires. Ele vinha se passando por médico e atendendo a população em um hospital daquele município. Segundo o delegado, Bel. Dr. Marcio Andrei Tito Moreno Oliveira, Luiz estava trabalhando no hospital desde 2012, usando o registro do Conselho Regional de Medicina (CRM) do médico Rony Oliveira Firmino que também é prefeito da cidade de Plácido de Castro no Acre. Em depoimento, Luiz confessou que usava indevidamente um registro de CRM, mas é formado em enfermagem. Ele apresentou documentos de formação acadêmica, e disse que estava se passando por medico para suprir as suas necessidades, pois o salario de enfermeiro não estava dando para se manter. Luiz Carlos também era diretor do hospital da cidade de Lençóis na Chapada Diamantina, lá Luiz atuava como enfermeiro. O falso medico foi preso pelos crimes de exercício irregular da medicina e falsidade ideológica, por isso

Noite de São João agitada em Varzinha

Imagem
Como acontece todos os anos a noite de São João sempre agita  o povoado de Varzinha. Este ano na foi diferente, logo no início da noite aconteceu a procissão de São João, na qual os fieis percorreram as ruas carregando em um andor a imagem do santo do dia. Em seguida, a tradicional "levantada do mastro" sempre acompanhada pelos empolgados "cantadores de reis". As brincadeiras seguiu-se noite a dentro com com pau de sebo, quadrilha, pau de doce e por fim a queima da fogueira. Estas tradições traz à mente de muitos dos antigos moradores de Varzinha que ali se fez presente de como era a cultura que reinava neste povoado, relembrado aqui em sua parte graças aos dirigentes da igreja que num grande esforço não deixam desaparecer por completo a nossa rica tradição. Fieis retornado de procissão A fogueira queima em homenagem a São João Quadrilha no São João Pessoas carregam o mastro

Missa de São João lota igreja em Varzinha

Imagem
Pessoas em frente a igreja Trio anima leilão com sanfona,pandeiro e triângulo   Foi celebrada ontem na Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Varzinha pelo padre Jucimara a tradicional missa de São João. A igreja foi pequena para a grande quantidade de pessoas que ali compareceram. Logo após a celebração, ocorreu ali mesmo na Praça da Igreja um concorrido leilão que outrora era grande atração ressurge há alguns anos em nossa comunidade.  A comunidade residente em Varzinha e os descendentes varzinhenses que residem em São Paulo puderam relembrar os antigos costumes de presenciar ou "arrematar" leilões aos som de uma safona acompanha de pandeiro e triângulo.

Rio do Pires: Tudo quase pronto!

Imagem
Últimos preparativos para o São Pedro   Já estão bem avançados os preparativos para a grande e esperada festa de São Pedro em Rio do Pires. O movimento aumenta a cada dia e o clima de festa já toma conta da população. São Pedro em Rio do Pires será nos dias 28,29 e 30 e promete muito com grandes atrações.

Renan Moreira agradece ao povo varzinhense

Imagem
Página de Renan Moreira no facebok O cantor Renan Moreira divulgou hoje em sua página no facebook um agradecimento pelo acolhimento que teve aqui no povoado de Varzinha, onde sempre o recebeu de braços abertos e o "adotou" como filho desta terrinha. O cantor sempre ressalta o carinho que tem para com o nosso povo e sempre comenta: "Aqui foi onde tudo começou!!"

Festa de São em Varzinha

Imagem
  Aconteceu ontem na Praça Pública de Varzinha a tradicional festa de São João antecipada. Com um grande público presente a festa foi muito animada e empolgante. Renan Moreira mais uma vez abriu os festejos com o matinê animado pelo tradicional bloco Fuzuê. Em seguida, veio o forró dançante da Banda Superação do Forró que fez a multidão dançar. Fecharam a festa Sandro Mattos e Soró Silva que encerrou com chave de ouro mais um ano do tão esperado SÃO JOÃO DE VARZINHA.

Varzinha se faz presente nas manifestações

Imagem
Leonardo na Praça da Sé em manifestação de estudantes  Há alguns dias o que se fala é sobre as manifestações que acontecem na maioria das capitais brasileiras. Insatisfeito com os problemas sociais que acontecem no Brasil o povo põe a cara nas ruas e protestam afim de mudanças na forma como é administrado o dinheiro público no Brasil. Hoje 18/06 em mais uma manifestação em São Paulo, mais precisamente na Praça da Sé, o varzinhense Leonardo Marcos dos Santos, estudante de direito também fez-se presente de forma ativa. Descrição de Leonardo no facebbok: "momento histórico, contra a corrupção e o abuso de poder! " mudanças já, aqui e agora"

Varzinha: Missa de São João antecipada

Imagem
 A tradicional missa de São João realizada sempre no povoado de Varzinha na manhã do dia 23.Este ano será realizada na noite do dia 22, devido ao afastamento do Padre Jacques por causa de problemas de saúde, e o padre que atende atualmente à Paróquia de Rio do Pires e outras paróquias (Padre Jucimar) não pode celebrar no tradicional dia,  devido a sua agenda cheias de compromissos. 

Atrações do São Pedro em Rio do Pires

Imagem
 Entra o mês de junho e o povo começa a se preparar para os festejos juninos. E uma das festas mais comentadas em praticamente toda a Bahia é o São Pedro de Rio do Pires. Este ano mais uma vez promete com grandes atrações:Edgar Mão Branca, Trio Sabiá, Os Magnatas, Renan Moreira, Tayrone Cigano, e os artistas regionais Dio do Acordeon, Superação do Forró, André e Mazinho, Kaldo de Kanna, Zé de Chico e Forró Aceso. Aproveitem, curtam, divirtam-se, mas sempre com cautela e moderação.

Fogueira de São João

Imagem
     No  Brasil , é muito comum o acendimento de fogueiras durante as comemorações da  festas juninas , sobretudo na noite de  São João . Segundo a tradição  católica , a fogueira tem sua origem em um trato feito pelas primas  Isabel  (mãe de  São João Batista ) e  Maria  (mãe de  Jesus Cristo ). Isabel teria mandado acender uma fogueira no topo de um monte para avisar sua prima Maria que seu filho havia nascido. No nosso povoado, em outras épocas era muito comum a acendimento de fogueiras no dia de São João, momento em que as pessoas se reuniam para alguns brincadeiras, rituais e crenças que nos dias atuais praticamente já não existe mais, devido as grandes mudanças ocorrido na sociedade alguns costumes foram deixados de lado. Somente algumas raras famílias ainda mantém acesa a pequena chama da cultura e tradição da fogueira junina.

Operação Pipa

Imagem
        A operação PIPA é um projeto criado pelo Governo Federal e que tem como nome oficial Programa Emergencial de Distribuição de Água. Seu objetivo principal é levar água para consumo humano nas áreas atingidas pela  seca  na região Nordeste, norte de Minas Gerais e Norte do Espírito Santo. A operação envolve diversos orgãos, sendo eles municipais, estaduais e federais também. Ao nível do Governo Federal estão envolvidos o Ministério da Intregração Nacional e o Ministério da Defesa, representando nesse caso pelo  Exército Brasileiro . O  Exército Brasileiro  é respónsável pela fiscalização e coordenação da distribuição da água nas áreas atingidas pela seca que atende 612 município nos estados de  Alagoas ,  Bahia ,  Ceará ,  Espírito Santo ,  Minas Gerais ,  Paraíba , Pernambuco ,  Piauí ,  Rio Grande do Norte , Sergipe  e  Tocantins .Para que um município possa receber a operação PIPA é necessário que ele tenha decretado estado de calamidade pública ou estado de emergência.

É tetra!

Imagem
Vindo de uma campanha irregular na primeira fase o Timão provou mais uma vez que é time de decisão e com uma atuação mais uma vez segura e equilibrada venceu ontem a forte e até então invicta equipe do Baraúnas por 5 a   2 . A equipe da sede mostrou que somente técnica não vence campeonato uma equipe completa também precisa de "malandragem" e "catimba" foi assim que venceram mais um Campeonato Municipal de Rio do Pires. Conquistando assim o tetracampeonato.  Parabéns Timão! Campanha completa do Timão: Timão   5x7 Santa Cruz Placa    4x5  Timão Timão 17x4 Surubim Quartas-de-final Juventus 4x9 Timão Semi-final Timão 7x3 Poção Final Baraúnas 2x5 Timão

Homens na Igreja

Imagem
  Sempre vem um questionamento em muitos encontros religiosos: Porque os homens pouco frequentam a igreja? Há muitos anos percebe-se esta disparidade entre o número de mulheres e homens que frequentam a igreja católica. Pensando nisto foi idealizado por Luiz e Judílson com o apoio dos outros dirigentes da Igreja de Varzinha O TERÇO DOS HOMENS que será realizado uma vez por mês na igreja Nossa Senhora da Conceição de Varzinha sempre às 19:30 hs. Ontem 03/06/2013 foi realizado o primeiro encontro com a presença de um número considerável de homens. O próximo está marcado para o próximo dia 08/07/2013.

O Sonho acabou

Imagem
Equipe do Juventus de 2013    Em uma noite em que nada deu  certo a equipe do Juventus de Varzinha foi derrotada  pela equipe do Timão por 9 a 4. A equipe da sede com uma equipe experiente e catimbeira começou o jogo tocando a bola, estudando o adversário e com boa atuação do atleta Neco abriu 3 gols de vantagem. A equipe varzinhense reagiu no finalzinho da primeira etapa e marcou 2 terminado em 3 a 2 para o Timão.    Na segunda etapa, o Timão ampliou o placar e cadenciou a partida impondo seu ritmo. No final acabou vencendo por 9 a 4 classificando-se assim para a semi-finais na qual enfrentará a equipe do Poção que venceu na última sexta-feira os Veteranos por 5 a 1. A outra semi será entre as equipes de Baraúnas e Curralinhos que em uma partida épica venceu a forte equipe do Santa Cruz após um empate no tempo normal e prorrogação. A semi-finas será realizado no próximo fim de semana: Poção x Timão Baraúnas x Curralinho